NewDataMagazine
É como nas relações humanas, as pessoas tendem a mostrar o melhor de si próprias… claro que todos temos aspetos a melhorar, tal como acontece nas organizações. O importante é ter este espírito de melhoria, inovação e crescimento maduro e sustentável.
Ter fruta no escritório é uma boa medida, isso não está em causa. Mas sem dúvida que há muito mais para além da fruta…
Portanto, todas as práticas possíveis de serem aplicadas que apoiem a flexibilidade e o bem-estar são uma mais-valia para a atração e retenção de talento.
Já todos percebemos que a atitude perante o trabalho mudou. Já não há empregos “para a vida”.
Mas, a propósito dos processos de R&S, gostava de deixar aqui a minha reflexão. Muito se tem criticado as empresas que deixam processos de seleção em modo ghosting, e reitero a importância de dar sempre feedback ao candidato, quer este integre uma fase de seleção ou não.
Contudo, não posso deixar de ressalvar a importância da reciprocidade do respeito na relação candidato-organização.
Portanto, penso que deve haver uma autoconsciência de ambas as partes para que os processos fluam de forma a respeitarmos o outro lado, seja uma pessoa enquanto candidato, seja uma pessoa enquanto membro de uma organização.
Na Present Technologies, prezamos o humanismo e, por isso, recusamo-nos a olhar para as pessoas como números. Como tal, temos o mesmo respeito por todos os nossos candidatos.
Embora a automatização facilite os processos, e concordo com a mesma para determinados processos, no que diz respeito à seleção de perfis fazemos uma análise não robotizada.
As skills técnicas são extremamente importantes, contudo, se nalgum momento apresentarem algumas vulnerabilidades, isto pode ser suportado com formação e mentoria, enquanto que as soft skills exigem um investimento muito maior, com o risco aumentado de não apresentar os resultados esperados. Em última análise, falhas técnicas treinam-se, agora o resto…o resto pode minar toda uma equipa.
As entrevistas de saída foi dos primeiros processos que implementei quando vim criar o departamento de People para a Present Technologies. As entrevistas de saída são essenciais para a fluidez das tarefas no processo de saída e para a manutenção de boas relações, além de que nos dão uma riqueza incrível para a melhoria de processos e práticas internas.
MARIA JOÃO SILVESTRE
People ManagerRelated Posts
Comments are closed.